NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Eu sou Jeová.Eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso,mas com respeito ao meu nome, Jeová,não me dei a conhecer a eles".Êxodo 6:1-30

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Caxumba: Doença contraída por Neymar pode deixar homens inférteis

O recente diagnóstico do jogador Neymar chama atenção para uma doença com a qual os homens, especialmente, precisam tomar cuidado: caxumba. Além do jogador do Barcelona, a enfermidade também atingiu parte da população brasileira nos últimos meses. Nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, foram registrados surtos de caxumba.

No entanto, a população de Salvador não tem motivo para se assustar no momento. De acordo com o subcoordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Enio Soares, o número de diagnósticos no município está dentro do esperado. Foram registrados 24 casos em 2014 e, até julho de 2015, são 11 casos. "Para ser considerado surto, depende da situação epidemiológica da doença. O surto é registrado quando há uma elevação inesperada de casos", explicou.

A doença gera uma preocupação maior na população masculina devido a possíveis complicações, como a inflamação dos testículos. "Aproximadamente de 20% a 30% dos homens com caxumba podem apresentar aumento da bolsa escrotal devido à inflamação. Isso pode levar à infertilidade", afirmou Soares. Segundo ele, não maiores complicações para as mulheres além do aumento das glândulas.

Causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, a caxumba atinge pessoas não vacinadas, principalmente aquelas com baixa imunidade. "Pacientes portadores de HIV, por exemplo, são mais suscetíveis à doença, assim como usuários de corticoides e gestantes.

 Em pessoas que tomaram a vacina há muito tempo, a resposta imunológica vai caindo. É preciso que a imunização seja atualizada", disse o subcoordenador. Sem tratamento específico, a enfermidade pode ser transmitida por contato com a saliva de infectados. Portanto, a imunização é a principal forma de cuidado.Fonte:Bahia Noticias