NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Serrinhense Carloney Alves apresentou trabalho inédito na Ufal

O auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC) ficou lotado para a defesa da tese "Estratégias Didáticas nos Processos de Ensino Aprendizagem em Matemática no Mundo Digital Virtual em 3D OpenSim", do doutorando em Educação, Carloney Alves de Oliveira, sob a orientação do professor Luis Paulo Leopoldo Mercado.

O OpenSimulator permite a construção de uma realidade virtual em três dimensões que pode ser acessada por vários usuários. Carloney utilizou essa plataforma para simular problemas matemáticos concretos que podem ser visualizados e resolvidos de forma compartilhada pelos usuários, por meio do avatar criado por cada um.

Segundo Carloney, é importante que os professores se apropriem dessas ferramentas e saibam utilizá-las de forma educativa, para tornar disciplinas como a Matemática uma aprendizagem mais atrativa aos alunos que já crescem familiarizados com as tecnologias. "O OpenSim é um ambiente semelhante ao Second Life. Os meus alunos entraram como avatares e eu vou apresentar algumas estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem em matemática dentro de um ambiente 3D", explica o doutorando.

Os alunos que estão fazendo parte do projeto são do curso de Matemática, presencial e a distância. Carloney destaca que esse projeto de trabalho é inédito na Ufal. "Alguns já atuam em sala de aula e estão muito interessados em saber como utilizar esse ambiente virtual nas escolas em que trabalham. A plataforma permite vários usos, porque basta acrescentar os exercícios didáticos e utilizar os recursos disponíveis", ressalta Carloney.

O pesquisador destaca que as crianças, atualmente, passam muito tempo em jogos eletrônicos com ambientes virtuais cada vez mais complexos. "Se o educador cria jogos educativos nesses ambientes, tem muito mais possibilidade de atrair a atenção dos alunos, porque eles estão acostumados a interagir em ambientes virtuais, onde podem ficar imersos em uma nova realidade e experimentar sensações, trabalhar em conjunto, aprender com problemas similares ao da vida real", conclui o educador.Fonte:Lenilda Luna - jornalista .