NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Samuel Celestino:Mudanças: sim ou não?

Se será, ou não, significativo o apoio do PSB e da Rede - partido criado por Marina em estágio de consolidação -  a Aécio Neves de sorte a levá-lo à presidência da República, ainda é difícil dizer. A importância do apoio para o tucano é, porém, inquestionável. Daí a evolução em torno das negociações, acompanhadas pela mídia, e iniciadas logo após o tucano surpreender no primeiro turno com um resultado inesperado (pela proximidade com Dilma) para se colocar, e bem, na disputa do segundo turno. O apoio virá nesta quinta-feira. Não há outra saída para o PSB, senão Aécio. Assim também avançam os partidos que formaram em torno do apoio a Marina Silva em primeiro turno. Aqui na Bahia, o PSB deve divergir. Lídice da Mata deverá apoiar Dilma, a não ser que declare em contrário.

Deixando à margem a desqualificação, ou desconstrução, da candidatura de Marina pelo PT, o agrupamento dela está muitíssimo mais próximo do PSDB do que das posições petistas. Ambos realizaram uma campanha marcadamente de mudança. Ambos apresentaram propostas semelhantes, embora, em alguns setores, divergentes. Não tanto. O PT e Dilma Rousseff não demonstraram, de domingo para hoje, dia de reinício da campanha eleitoral em segundo turno, maiores preocupações. Até porque seria perda de tempo. O que tinham a fazer fizeram. Aconteceu na terça-feira, ao reunir governadores no Palácio do Alvorada para traçar os rumos desta nova eleição.

Nesta reunião, quem mais se sentiu à vontade foi o governador Jaques Wagner, ao lado de Rui Costa. A vitória obtida por ele para Dilma na Bahia, embora o estado seja petista em consequência da pobreza que se observa na longa extensão territorial do semiárido, onde estão sete milhões de baianos. Sobrevivem, em parte, à custa do programa bolsa família. Esta realidade foi determinante, mas não apenas no semiárido. Afinal, na Bahia Dilma somente perdeu no município de Buerarema, em consequência do conflito entre indígenas e fazendeiros, por questões de terra.

O governador Wagner e o eleito, Rui, informam que irão dedicar o restante deste mês para voltar ao interior em nova rodada de campanha, para aumentar a quantidade de votos da presidente no estado. Certamente conseguirão, até porque Dilma irá começar a sua campanha pelo Nordeste para reforçar a sua votação, embora possa ter algumas surpresas, como em Pernambuco, onde Marina ficou à frente dos votos que, provavelmente, se direcionem neste segundo turno para Aécio.

Como a Bahia já decidiu o seu futuro próximo, as atenções se voltam exclusivamente para as negociações entre o PSB e o PSDB, que serão fechadas nesta quinta-feira. O apoio parece fato consumado. O importante passa a ser o que negociarão em torno de projetos para o País, mesclando os interesses nacionais dos dois partidos, a começar pelo fim da reeleição, que não deu certo no Brasil diante de tantos partidos políticos que se engalfinhados em torno de interesses. Exemplo maior é a presença do PT já por 12 anos no poder, que poderão ser 16 se Dilma Rousseff ganhar o segundo turno e ficar mais quatro anos no poder.

Para um País de democracia nova, que nasceu com a Constituição de 1988, não dá efetivamente para conceber. Isto vale para países com democracias consolidadas e constituições longevas, como os Estados Unidos, onde o poder oscila entre os Partido Democrata e o Republicano. Sem concessões, a não ser a partir das negociações do Congresso, onde o Legislativo cumpre rigorosamente as suas funções sem que haja, como aqui, a intromissão do Executivo no Legislativo e no Judiciário. A independência entre os três poderes nestas bandas sequer é para “inglês ver” porque, se vir, o inglês não entenderá nada.

Assim, Aécio Neves e Dilma Rousseff já se posicionam para o embate final. Nordeste e Norte de um lado; Sul, Sudeste e Centro-Oeste de outro. Resta esperar para saber, ao final, se haverá mudanças ou tudo ficará exatamente como está.Fonte:Atarde