NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

domingo, 3 de agosto de 2014

Doenças do coração: especialistas destacam a importância de se prevenir

Dezenas de médicos e estudantes da área de saúde participaram da XXII Jornada de Cardiologia de Feira de Santana no auditório do Ibis Hotel. O evento, que é realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia de Feira de Santana, começou na sexta-feira (1º) e terminou neste sábado (2).

Os mais diversos temas ligados a cardiologia foram debatidos, a exemplo de novos tratamentos de doenças cardiovasculares, cirurgia cardíaca, além de formas de prevenção. Profissionais de outros estados, também participaram do evento.

O presidente da Sociedade de Cardiologia de Feira de Santana, Edval Gomes, destacou que até 30% da mortalidade no mundo é por doença cardiovascular. Ela considera que a sociedade está diante de uma epidemia e afirma que é preciso combatê-la.

De acordo com Edval Gomes, a melhor estratégia para o combate é através da prevenção, que deve ser feita com a prática de atividade física regular, dieta, alimentação saudável, além de consultas ao cardiologista, para identificar alguns fatores de risco e tratar os possíveis problemas.

“Quanto mais fatores de risco a pessoa tiver, maior é o risco de desenvolver uma doença no coração. É difícil dizer quem pode ter problemas ou não, portanto todos devem seguir os cuidados e procurar um médico”, afirmou.

Sobre problemas cardiovasculares em jovens, o presidente da Sociedade de Cardiologia disse não ser tão comum em maior gravidade, mas lembrou que cuidados são necessários. “Pode ocorrer algumas vezes e os jovens também devem procurar um cardiologista para fazer uma avaliação, principalmente aqueles que querem praticar exercícios físicos”, destacou.

O médico cardiologista, Mario Sérgio Bacelar, também destacou a importância da prevenção. Segundo ele, as pessoas que tem antecedentes familiares com problemas cardiovasculares, hipertensão arterial grave, diabetes, que morreram de morte súbita, devem procurar um médico cedo, em torno dos 25 anos, para fazer uma avaliação e verificar qual é o risco.

“É importante que a população se conscientize que os antecedentes de família são muito importantes. As doenças do coração são as que mais matam no mundo e por isso precisamos ficar sempre atentos. As pessoas não estão cuidando da pressão e a Bahia é o estado do Brasil com maior número de Acidentes Vascular Cerebral (AVC)”, informou.

Ele destacou ainda a importância do evento. Segundo ele, os assuntos debatidos precisam de atenção não só da área médica, mas de toda comunidade. “Para nós, em Feira de Santana, é um crescimento muito grande o momento que estamos passando. Tivemos 170 médios e estudantes inscritos e essa foi uma das jornadas mais importantes do estado, com assuntos de grande relevância sendo discutidos”, finalizou Mario Sérgio.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade