NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

segunda-feira, 31 de maio de 2010

AÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA

Em atendimento à solicitação da comunidade de Colina das mangueiras em
relação ao funcionamento do CDC da Escola Herminia Bastos, mantivemos
contato na última segunda-feira direto com o Sr. Joaquim Neto da Coelba de
Feira de Santana e após regularizar a situação do Oficio expedido em
outubro de 2009, fomos informados que em 05 dias úteis a situação de
mudança de padrão seria efetuada.
No dia de Ontem, 26 de maio, recebemos a informação através do Sr. Gilson
Diretor da Associação do Bairro que toda a situação do padrão trifásico já
estaria resolvida e após contato com o Sr. Salatiel, eletricista da
Educação todo o padrão se encontra pronto para instalação dos computadores
e o funcionamento do CDC da referida Escola.
Recebemos informações de muita satisfação da comunidade com a solução do
problema, através da Sra. Ivanelma e Sr. Gilson, membros da Associação do
Bairro.

Sds,

Gilberto Carvalho
Ouvidor

VEREADOR ERNESTO FERREIRA DENUNCIA PRECARIEDADE NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE SERRINHA


O vereador Ernesto Ferreira encaminhou documento ao ministério público,
onde aponta várias irregularidades,inclusive na distribuição da merenda escolar.nosso
BLOG publica algumas dessas denuncias e se coloca também a disposição para que a Secretaria de Educação também possa se manifestar sobre a situação.
Na Escola OTAVIO COSTA do Povoado das Três Estradas, não tinha água e a merenda escolar não seria oferecida aos poucos alunos que se encontravam nas duas salas. A merenda escolar fica armazenada num cubículo, sem ventilação, úmido, alimentos da merenda escolar armazenados em condições inadequadas.

Na escola Rubem Carneiro da Silva no Povoado da Sorocaba, é uma catástrofe, duas salas e somente 10 alunos, os sanitários entupidos e sem qualquer condição de uso, a merenda escolar num cubículo, com alguns itens tipo milharil, leito em pó no chão, não tem cardápio, não tem material de limpeza, não tem água potável, o tanque que armazena água cheio de insetos, uma catástrofe.
Na escola do povoado da LICURITUBA, tudo muito arrumadinho, mas duas turmas amontoados numa única sala com duas professoras ministrando aulas, o cardápio da merenda escolar é um e o oferecido totalmente diferente.
No Ginasio do Povoado do RECANTO, não tem água, não tem açúcar, não tem suco, não tem arroz, não tem papel higiênico, só tem dois sanitários para cerca de 100 alunos, a diretora não comparece na escola, merenda escolar foi encontrada com data vencida desde março de 2010, os livros didáticos estocados numa sala no chão, a merenda escolar que resta estocada num armário todo enferrujado, não tem cardápio
Nessas escolas visitadas no ano de 2010 o Conselho de Alimentação Escolar não fez visitas até a presente data. A merenda escolar é um bem estar proporcionado aos alunos durante sua permanência na escola e tem como principal objetivo suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos, melhorar a capacidade de aprendizagem, formar bons hábitos alimentares, manter o aluno na escola.

Foi verificado nestas escolas que não havia condições mínimas ( liquidificador, fogão, mesas, armários), utensílios (panelas, facas, colheres, garfos, pratos, copos), espaço físico (presença de pias, área para armazenagem dos gêneros alimentícios), para confeccionar adequadamente os cardápios indicados para a alimentação escolar.

Verificou-se a falta de atuação do Conselho de Alimentação Escolar, ação que poderia ser uma garantia de que os recursos destinados à alimentação escolar não estão sendo mal empregados. As funções de orientar, fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos destinados à merenda, bem como a prerrogativa de interferir nas decisões de compra de produtos e na composição dos cardápios, deve ser exercido pelo CAE, sob pena de comprometer os princípios da descentralização e fragilizar o Programa Nacional de Alimentação Escolar.


A falta de infra-estrutura, espaços físicos (cozinhas) adequados e de equipamentos básicos, impossibilita o armazenamento dos alimentos perecíveis Ficou constatado que as refeições quando oferecidas nas escolas apresentaram-se insatisfatórias, considerando que não tem no cardápio a presença de frutas, legumes, hortaliças “in natura”, em geral; os hortifrutigranjeiros, na maioria das vezes, não eram comprados com regularidade, para alimentação escolar, o que interfi na qualidade da composição do cardápio.

As escolas não possuem hortas, faltam alimentos orgânicos (frutas, folhosos, leguminosas, verduras, tubérculos, etc.) na composição dos cardápios das escolas para variar e tornar a merenda mais nutritiva e rica em todos os minerais e vitaminas que as crianças precisam. É necessário desenvolver trabalhos sobre: nutrição e educação alimentar envolvendo as merendeiras e os alunos, com o objetivo de fornecer conhecimento, esclarecimento e orientação sobre os fatores relativos à alimentação e nutrição. É fundamental fazer um curso de Boas Práticas de Fabricação para as merendeiras, assim como, de princípios da nutrição para melhorar a qualidade e a segurança na alimentação elaborada.

Os gestores deveriam participar de forma mais comprometida e eficiente na realização da merenda escolar, pois fica impossível desenvolvê-la nas escolas da rede municipal sem um maior empenho e boa vontade. Falta a participação mais efetiva de profissionais capacitados para dar suporte técnico à merenda escolar.

De acordo com o que foi visto, evidencia a necessidade de uma atuação mais eficiente do Conselho de Alimentação Escolar, como espaço de participação popular e de promoção do PNAE.O objetivo deste trabalho é mostrar a realidade das 4 escolas visitadas no dia 26 de maio de 2010 pelo vereador ERNESTO FERREIRA.

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSESSORIA ESPORTIVA SERRINHENSE









2ª RODADA DA III COPA MULHER TEM JOGO ADIADO
O dirigente da Levada Edilson Maradona compareceu a sede da ASES na noite de sábado, dia 29, para solicitar o adiamento do confronto com o Viramão. Após o contato telefônico com o presidente Acássio Nunes de Jesus e explicado os motivos, ficou acertado que o jogo deverá ser realizado no feriado de quinta feira, dia 03/06, às 8h30.

GUERREIRAS DE ZÉ DE KELÉ GOLEIAM IMPIEDOSAMENTE AS MENINAS DO TERCEIRÃO
Mais uma goleada impiedosa foi registrada na III Copa Mulher de Serrinha, na manhã deste domingo, dia 30. A equipe da Lagoa de Fora comandada por Zé de Kelé não teve dó, nem piedade das meninas da Terceira Aguada e aplicou a sonora goleada de seis tentos a zero, em pleno Terceirão.
A estreante Karol, a nova camisa nove começou o massacre, logo aos nove minutos; dois minutos depois, justamente aos 11´, Sil, uma das principais goleadoras do futebol feminino, marcou o segundo. Mas, as comandadas da técnica e dirigente Cristiane Jesus dos Santos acordaram e coseguiram segurar o resultado, coincidentemente até aos 11 minutos da etapa complementar, quando a excelente meia esquerda, Ana assinalou um golaço honrando a tradicional camisa 10. Aos 50´e aos 60´, cobrando falta de forma magistral a atacante Sil vazou a meta da goleira Néia que havia entrado no lugar de Paula. E, finalmente aos 66´, Netinha fez o último gol da partida, acabando de uma vez por todas com o sofrimento das donas da casa. Placar final: Lagoa de Fora 6 x 0 Terceira Aguada.
.
RESERVA DE LUXO ENTRA NO 2º TEMPO, MARCA DE NOVO
E MANTÉM A INVENCIBILIDADE DO ALTO DA BANDEIRA
O Alto da Bandeira começa a mostrar que no mínimo já é a terceira força do futebol feminino de Serrinha. Jogando no Malhadão encarou de igual pra igual as campeãs da I Copa Mulher e atuais vice-campeãs.
E o detalhe é que Malhada do Alto saiu na frente aos 9 minutos, após cobrança de escanteio feita com perfeição pela centro-avante Ilma que redundou num belíssimo gol olímpico.
As comandadas do técnico Alcides Brito Pereira não se deixaram intimidar, apesar do susto, e partiram pra cima insistentemente, até que aos sete minutos do segundo tempo conseguiram empatar através dos pés de sua principal goleadora, a camisa 10, Bruna.
Para comprovar que o jogo era realmente pra pirão a frente de zaga Eli Teles aproveitou a oportunidade e colocou Malhada do Alto na frente do placar outra vez, treze minutos depois.
O técnico visitante não entregou os pontos, procedeu algumas alterações e a reserva de luxo Rubinha, que também é presidente da equipe, entrou em substituição a Kêu e teve a felicidade de vazar a meta da goleira Néa aos 68´, decretando o empate novamente e mantendo a invencibilidade do escrete do Bandeirão.

RESULTADOS DOS CONFRONTOS DA 2ª RODADA * Domingo, 30/05 (08h30)
1ª Fase (Preliminar)
04- Terceira Aguada 0x6 Lagoa de Fora (Local: Terceirão)
05- Malhada do Alto 2x2 Alto da Bandeira (Local: Malhadão)

PRÓXIMOS JOGOS
Quinta-Feira, 03/06 (08h30) complemento da 2ª rodada
06- Levada x Viramão (Local: Ribeirão) * Jogo adiado.

Domingo, 06/06 (08h30) 3ª rodada
07- Viramão x Malhada do Alto (Local: Arena do Raimundão)
08- Alto da Bandeira x Terceira Aguada (Local: Bandeirão)
09- Lagoa de Fora x Levada (Local: Kelezão).

Artilheiras:
Com 3 Gols:
Bruna (Alto da Bandeira) e Sil (Lagoa de Fora;

Com 2 Gols:
Rubinha (Alto da Bandeira) e Ana (Lagoa de Fora);

Com 1 Gol:
Gení, Guel, Juli e Poli (Alto da Bandeira); Karol e Netinha (Lagoa de Fora); Dami (Levada);
Ilma e Piu-Piu (Malhada do Alto) e Helenice (Terceira Aguada).

Goleiras
Motorzinho (Lagoa de Fora) e Lizzi (Viramão), 1 gol sofrido;
Paula (Terceira Aguada) 2 gols sofridos;
Thitiuil (Alto da Bandeira), Néa (Malhada do Alto), Motorzinho (Lagoa de Fora), Lizzi (Viramão), 1 gol sofrido;
e Tânia (Levada), 7 gols sofridos.
Thitiuil (Alto da Bandeira) e Néa (Malhada do Alto), 3 gols sofridos;
Néia (Terceira Aguada), 4 gols sofridos
Tânia (Levada) 7 gols sofridos.

Raio X
Jogos Realizados: 5
Gols Marcados: 21
Média de Gols: 4,20
Gols Mandantes: 10
Gols Visitantes: 11
Vitórias da Casa: 1
Vitórias Visitantes: 2
Empates: 2
Cartões Amarelos: 14
Cartões Vermelhos: 1
Atos de Indisciplina: 0
Público Total: 1.370
Média de Público: 274
Maior Público: 400 (Malhada do Alto 2x2 Alto da Bandeira) 30/05
Menor Público: 200 (Viramão 0x1 Terceira Aguada) 23/05
Jogadoras Inscritos: 123

Árbitros que atuaram nas duas semanas (05 jogos):
Lourival Silva (2 vezes)
Adenilso Leite, Cleilton Ramos Lima, Josenaldo Silva.

Classificação Geral:
1- Alto da Bandeira, 4 Pontos Ganhos
2- Lagoa de Fora, 4
3- Terceira Aguada, 3
4- Malhada do Alto, 2
5- Viramão, 0
6- Levada, 0


Jorge Luiz da Silva, Serrinha, Bahia.

Ouça o nosso programa: Esporte Comunitário (de 2ª a 6ª feira, das 20h00 às 20h30), na Rádio Continental, 1330.
Visite o nosso site: www.esportecomunitario.com
Email: jolusi54@hotmail.com
Email: jolusi54@gmail.com
Fone: 0xx75 3261-1534

Acidente na BR 116, trecho de Tucano, mata dois homens que viajam numa moto

Mais um grave acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal, por volta das 6h45, de sábado (29), quando a moto YBR de cor preta placa policial DLY 5253 foi atingida pelo Corsa GM de cor prata placa policial, JSM-7574, licença de Taperoá, conduzido por um rapaz de prenome Leandro que viajava de Euclides da Cunha, sentido Tucano. O acidente aconteceu próximo ao Ponto do Coco.

Os ocupantes da moto viajavam no mesmo sentido do Corsa e tinha como condutor, Manuel de Jesus Santos, conhecido por Neguinho (foto), de 36 anos, morador da comunidade de Lagoa do Alto em Tucano e o carona Marcelino Jesus de Araújo, (conhecido por Delinho), de 62 anos, residente na comunidade de Carnaíba, também em Tucano. Segundo informações o motociclista fez uma manobra sem observar e foi apanhado pelo veículo, arremessando a moto e os ocupantes para fora da pista. Neguinho teve morte instantanea. Já o carona , foi encaminhado ao Hospital municipal Mariana Penedo, na sede do município com ferimentos graves e em seguida transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana, mas não resistiu e morreu no trajeto.

Da redação CN * com informações tucanobr.com

Greve no judiciário baiano pode terminar hoje

Servidores da Justiça e a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, se reúnem na manhã desta segunda-feira (31) no prédio do tribunal, no Centro Administrativo, para tentar chegar a um acordo. Os servidores, em greve há 23 dias, querem o fim dos chamados “supersalários” e dos “adicionais de função”, que complementam salários.

Outra reivindicação é que se antecipe o plano de cargos e salários que, de acordo com o cronograma atual, só vai terminar de ser implantado em 2015. “É a primeira vez que a presidente nos convida para conversar e a gente espera que as negociações possam avançar”, afirma Jorge Dias, diretor do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud).

Ex-prefeito de Jaguarari tem que devolver R$ 48 mil

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou que o prefeito de Jaguarari, Edson Luiz de Almeida, devolva a quantia de R$ 48 mil, repassados pela gestão municipal para o Centro Educacional Cenecista, em 2007, sem documentos que comprovassem a transação.

De acordo com o relator da ação, conselheiro Fernando Vita, os recursos foram repassados mediante convênio celebrado em 01/01/2007, no valor total de R$ 48.000,00, tendo como objetivo ampliar o atendimento educacional à clientela de alunos da 1ª à 8ª série da rede municipal de ensino e propiciar o estabelecimento de cooperação técnica entre os convenentes, visando ao desenvolvimento de ações, programas, atividades e projetos na área do ensino fundamental.

No que se refere à comprovação da despesa, o ex-gestor se limitou a apresentar em cada mês do ano de 2007, documentos sob os títulos de “Execução da Receita e da Despesa” e “Relatório de Cumprimento e Aceitação do Objeto”, acompanhados de relações das pessoas físicas com os respectivos valores, sem constar, contudo, quaisquer assinaturas dos “alunos” ou “responsáveis”, ou outro documento, evidenciando que os bolsistas foram beneficiados com o desconto de 50% na mensalidade.

Além de ressarcir os cofres municipais, o prefeito foi condenado a pagar multa de R$ 800,00. Cabe recurso da decisão.

domingo, 30 de maio de 2010

Assaltante morre em troca de tiros com policiais da CETO em Serrinha


Na tarde deste sábado (29) por volta das 16h00m, dois homens tentaram assaltar a loja da paratodos na Rua Bernardo da Silva, centro de Serrinha. Além de roubar todo dinheiro do estabelecimento eles saquearam os funcionários e clientes que faziam apostas no local.

Vizinhos que perceberam a ação dos marginais chamaram uma guarnição da CETO – Companhia de Emprego Tático Operacional que foi recebida a tiros. Os policiais revidaram. Um dos assaltantes foi atingido com um tiro na cabeça. Ele foi levado em uma viatura da PM para a emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição – HOSCA, aonde chegou sem vida.

Jutahy de Jesus, 28 anos, que morava na Rua da Maravilha, Bairro do Ginásio, foi beneficiado com o indulto do dia das mães, porém não retornou ao presídio de segurança máxima de Serrinha, onde estava preso por tráfico de drogas e assalto.

O comparsa de Jutahy, um homem de identidade ignorada, conseguiu furar o cerco policial e fugiu do local sem deixar pistas em uma motocicleta.

Com Jutahy a polícia encontrou um revolver calibre 32, marca taurus com dois cartuchos intactos, três deflagrados e um picotado, quatro aparelhos celulares, bolsas e a quantia de R$ 659,00 em cédulas e R$ 67,25 em moedas.

fonte:www.clteristonsilva.blogspot.com

Lavrador morre atropelado ao tentar atravessar a BR 116/Serrinha

Segundo informações ele tentava atravessava a pista com uma bicicleta quando foi atropelado por um ônibus da empresa Gontijo, demais dados ignorados.

Uma pessoa morreu atropelada na BR- 116 na tarde de sábado (29), próximo ao posto Shalon, saída da cidade de Serrinha para Feira de Santana. A vítima foi o lavrador Martino Souza de Jesus, de 59 anos, que morava na fazenda Tanque do Meio.

Segundo informações ele tentava atravessava a pista com uma bicicleta quando foi atropelado por um ônibus da empresa Gontijo, demais dados ignorados. Ele teve ferimentos na cabeça e nos braços.

Um amigo da vítima que pediu para não ser identificado, estava inconformado com a perda e culpou a falta de sinalização e de barreiras na via que obriguem os motoristas a reduzir a velocidade ao passar pelo trecho urbano, onde muitos moradores passam durante todo o dia. "Aqui não tem uma barreira, um sinal ou quebra-molas. Os carros passam correndo", desabafou.

Segundo os moradores daquela área, os acidentes no trecho acontecem com freqüência. O comerciante Alberto de Jesus, 27 anos, lembra que no início do ano passado três pessoas morreram nesse mesmo trecho.

Segundo o comerciante, não existem placas de aviso para reduzir a velocidade e nenhuma fiscalização para punir os veículos que ultrapassam a velocidade máxima permitida na via que é de 40 km/hora.

PROFESSORES SEM DIPLOMA AUMENTAM NO BRASIL


O número de “professores leigos” no Brasil – que só concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio regular – aumentou em todas as etapas da educação básica. Dados do Censo Escolar 2009 mostram que 152.454 profissionais dão aulas sem a formação adequada para alunos matriculados em creches, pré-escolas, ensino fundamental e até ensino médio nas cinco regiões do País. Eles representam apenas 7,7% dos docentes que atuam hoje nas escolas brasileiras. O total é de 1.977.978. Mas, para os especialistas, as estatísticas são chocantes, porque, após a chamada “Década da Educação” iniciada com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996, a quantidade de profissionais sem qualificação necessária para dar aulas não diminuiu e, sim, cresceu. Em 2007, eles eram 6,3% do total de professores da educação básica. O primeiro censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para traçar o perfil desses docentes, divulgado no ano passado, mas feito com dados de 2007, revelou que 15.982 dos profissionais sem formação ideal tinham apenas o diploma do ensino fundamental. Em 2009, a mesma categoria de docentes caiu para 12.480.

VATICANO CONDENA PEDÓFILOS AO INFERNO


O reverendo Charles Scicluna, responsável pelas investigações do Vaticano sobre acusações de molestamento de crianças por padres católicos, disse que os culpados "sofrerão uma condenação no inferno que seria pior do que a pena de morte". Durante missa especial pelas vítimas de abusos realizada neste sábado na Basílica de São Pedro, em Roma, Scicluna citou o papa Gregório, o Grande, autor de boa parte das normas de conduta dos membros da Igreja Católica, e afirmou que, no caso de um padre pedófilo, "seria melhor que seus atos causem sua morte pelas leis seculares do que sofrer uma condenação mais terrível no inferno". Para o religioso, as crianças são "um ícone sagrado". Ele citou o Evangelho de Marcos ao dizer que os culpados de abusos contra crianças "fariam melhor se amarrassem uma pedra ao pescoço e se atirassem no mar". "Não façam das crianças o objeto de sua cobiça impura", exortou Scicluna.

Walter Pinheiro será pré-candidato do PT-BA ao Senado


O deputado federal Walter Pinheiro bateu o ex-governador Waldir Pires nas prévias realizadas neste domingo pelo PT da Bahia e foi indicado como pré-candidato do partido à disputa do Senado. Segundo informações do diretoria regional da legenda, mas de 300 delegados do interior e da capital participaram da prévia e Pinheiro foi escolhido por ampla maioria.

Em nota do diretório, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, elogiou a via democrática e participativa da escolha e afirmou que a decisão "unifica o partido". Pinheiro elogiou a participação de Waldir Pires, mas afirmou que a decisão "foi por uma linha que representa o que a base do partido havia escolhido".

A convenção estadual do partido, quando devem ser homologadas as candidaturas, acontece em Salvador no dia 27 de junho, no Centro de Convenções

PF investiga prostituição de modelos e dançarinas de TV

A Polícia Federal desmontou um esquema de prostituição que envolve modelos e dançarinas de TV que ganham cachês de até R$ 20 mil por programa, segundo informa reportagem de Flávio Ferreira publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Diálogos interceptados pela PF mostram a rede de prostituição de luxo, descoberta em uma operação de 2009, durante a operação Harém. A operação chegou a ser divulgada pela PF no ano passado, mas agora a Folha teve acesso às escutas que mostram detalhes do filão mais lucrativo da quadrilha: o das "famosas" da TV e de revistas. E também de seus principais clientes: políticos, empresários e jogadores de futebol.

Em uma ligação, uma famosa assistente de palco de TV relata a uma agenciadora detalhes do programa que lhe rendeu R$ 10 mil.

Em outra ligação, um agenciador diz que um governador está interessado em uma dançarina de um programa de TV. Outra aliciadora diz que não seria possível, pois ela estava 'namorando um playboyzinho'.

Das 12 mulheres indicadas como testemunhas de acusação pelo Ministério Público, três aparecem nas telas da TV e duas já foram capa de revistas masculinas.

Zico é o novo executivo de futebol do Flamengo


Zico é o novo executivo de futebol do Flamengo. O ídolo da torcida rubro-negra anunciou neste domingo via Twitter que é funcionário do time rubro-negro, após se reunir com a presidente do clube, Patrícia Amorim.

“Sou o novo executivo do futebol do Flamengo. Conversei hoje cerca de 3 horas com a Patrícia e acertamos tudo”, disse o ex-craque em seu Twitter.

Na reunião que teve com a dirigente, Zico deixou claro que só aceitaria o convite se não fosse remunerado pelo clube da Gávea. O anúncio oficial da diretoria deverá acontecer até a próxima terça-feira. Ele vem para ocupar a gerência de futebol do clube, função que estava vaga desde a saída do vice-presidente de futebol, Marcos Braz, em abril.




O ex-craque deixou o Flamengo em 1989, quando abandonou temporariamente a carreira, antes de atuar pelo Kashima Antlers, do Japão. No extremo oriente iniciou sua carreira como técnico, e passou por seleção do Japão, Fenerbahçe, Bunyodkor, CSKA de Moscou e Olympiacos. Zico estava desempregado desde janeiro.

Ao sentir a fragilidade no laço entre Rodrigo Caetano e o Vasco, após a invasão de torcedores a um treinamento do Cruzmaltino, o Flamengo demostrou o interesse em tirar o profissional do maior rival. Contudo, o diretor executivo assegurou que iria continuar em São Januário até o final de seu contrato, que se encerra em dezembro.

Vacina contra câncer de mama deve ir a teste dentro de um ano


Uma vacina contra o câncer de mama deverá ir a teste dentro de 1 ano, segundo reportagem publicada neste domingo pelo diário britânico "Daily Telegraph".

Uma droga que vem sendo testada tem dado mostras de impedir a aparição de tumores e também de atacar aqueles já presentes.

Pesquisadores dizem que, se bem-sucedida, ela poderia ser oferecida a mulheres antes de alcançarem meados de 40 anos, época em que o risco de câncer de mama começa a subir.

De acordo com estudos, a droga poderia acabar com mais de 70% dos cânceres de mama, salvando mais de 8 mil vidas por ano somente no Reino Unido.

Segundo a reportagem do "Daily Telegraph", o criador da vacina, Vincent Tuohy, da Clínica Cleveland, de Ohio, nos Estados Unidos, fez o prognóstico de que a vacina pode erradicar a doença por completo.

"Nós acreditamos que uma vacina preventiva de câncer de mama vai fazer com o câncer de mama o que a vacina contra a pólio fez com a pólio", disse ele. "Nossa visão é a de que o câncer de mama é uma doença que se pode prevenir por completo".

A vacina é baseada em uma proteína chamada alfalactalbumina, que age na maior parte dos tumores de câncer de mama.

Segundo a revista Nature Medicine, testes com ratos criados em laboratório para desenvolver câncer de mama aos 10 meses de idade, mostraram que a droga deixou-os livres de tumores.

A vacina estimula o sistema imunológico, capacitando-o para destruir a alfalactalbumina quando ela aparece, e assim evitar que tumores se formem.

A droga também aumentou o poder do sistema imunológico para encolher até a metade tumores pré-existentes, sugerindo que ela poderia ser usada também como tratamento, tanto quanto como vacina.

A necessidade de mais estudos em um número maior de mulheres significa que deve demorar pelo menos 10 anos antes que a vacina chegue ao mercado.

sábado, 29 de maio de 2010

Geração tarja preta




Vivemos num tempo em que as pessoas querem resolver tudo tomando um remédio. E, para piorar, apareceram doenças da mente e medicamentos para isso também, o que reforçou a teoria de que tudo tem uma causa física, e, portanto, tratável somente com remédios.


O consumo desenfreado de drogas legalizadas foi então crescendo e se estendendo para substâncias controladas. O resultado? Hoje, muita gente toma remédios controlados sem nenhuma necessidade.

De um lado, há quem se automedique, colocando a saúde em risco. "A ingestão de medicamentos sem indicação médica é um problema gravíssimo que pode trazer conseqüências muito sérias para o paciente, que vão desde a intoxicação mais amena ao óbito", alerta Márcia Gonçalves, coordenadora do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

O SNGPC foi implantado nos anos de 2007 e 2008 para monitorar as vendas de produtos controlados realizadas em farmácias e drogarias brasileiras. Desde então, algumas substâncias relevantes presentes em medicamentos controlados foram estudadas: sibutramina (inibidora de apetite), fluoxetina (antidepressivo), femproporex (anorexígeno), anfepramona (anorexígeno), metilfenidato (estimulante do sistema nervoso central) e mazindol (anorexígeno).

A escolha dos primeiros remédios analisados levou em conta o fato de o Brasil ter sido apontado pela Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE) por dois anos consecutivos como o maior consumidor de medicamentos com finalidade emagrecedora. Além disso, a periculosidade foi observada. O Cloridrato de Sibutramina, por exemplo, foi proibido nos países da comunidade européia e, também, sua restrição com exigência de alertas nas bulas foi aumentada nos Estados Unidos.

"A maioria destes medicamentos causam dependência física e ou psíquica e têm um enorme número de efeitos colaterais, como: constipação, insônia, alucinações taquicardia, dificuldade para dirigir veículos e operar máquinas, hipertensão arterial e até episódios esquizofrênicos", explica Márcia.

O chefe do Departamento de Psiquiatria do Hospital São Luiz, Ivan Morão Dias, lembra que os antidepressivos e ansiolíticos também merecem atenção. "Eles podem causar dependência física, mas não só isso. Muitos pacientes passam a depender desses medicamentos para adquirir estabilidade emocional".

O psiquiatra aconselha as pessoas a terem cuidado na hora de ingerir esse tipo de substância, mesmo quando receitada por um médico. "Nem tudo se medica. O diálogo é, muitas vezes, mais eficaz que qualquer remédio", declara.

Ivan conta que há pacientes que entram em seu consultório só para pedir a receita de uma substância. "Eles acreditam que a causa de qualquer ansiedade, tristeza ou angústia é física, por causa dos neurotransmissores, por exemplo. Só que isso não é verdade, pois nosso estado emocional interfere no físico também", afirma.

E qual seria a razão para o consumo desenfreado de medicamentos controlados e prejudiciais à saúde? "Atualmente as pessoas buscam soluções rápidas para tudo. É como se o remédio fosse uma fórmula mágica capaz de acabar rapidamente com dores emocionais", responde o psiquiatra.

O especialista ensina que quando há sintomas graves de uma doença emocional, como não comer ou dormir por vários dias, o remédio deve mesmo fazer parte do tratamento. "Mas precisa estar aliado a uma abordagem verbal, a um acompanhamento do caso de cada paciente. Assim, é possível diminuir as doses do remédio após algum tempo", afirma.




Então, não vale a pena tomar um remédio controlado porque um conhecido indicou ou porque sai mais barato que um tratamento com um profissional. Afinal, é sua vida que está em jogo. Problema emocional deve ser tratado, de início, com muito diálogo e força de vontade. Às vezes o que falta é disposição para romper limites e paciência para que algumas situações sejam enfrentadas e resolvidas.

Estresse no trabalho aumenta risco de asma


A asma atinge 10% da população brasileira e é responsável por 400 mil internações e 2 mil mortes por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai). E uma pesquisa alemã alerta que o estresse no trabalho pode aumentar as chances de desenvolver a doença em até 40%.



Uma equipe da The research, from Heidelberg University in Germany, suggests stress at work could be one reason why.Universidade de Heidelberg acompanhou por oito anos 5 mil homens e mulheres com idades entre 40 e 65. No início e no fim do período, cada voluntário teve de falar sobre sua saúde e estilo de vida, incluindo dados sobre a doença e perturbações no campo profissional.

A maior incidência de desenvolvimento da patologia ao longo do estudo foi constatada no grupo de participantes que se queixaram de longas horas de serviço, condições de trabalho desconfortáveis, cansaço e incapacidade de relaxar ao chegar em casa.

Os cientistas enfatizaram que o risco absoluto de ter a enfermidade devido à sobrecarga profissional é muito pequeno, mas algumas pessoas podem sofrer danos no sistema imunológico que levam ao problema, segundo o jornal Daily Mail.

Prazo de cadastramento no Bolsa Família se encerra na segunda-feira

O prazo de cadastramento no Bolsa Família se encerra na próxima segunda-feira, 31, para aqueles que nunca participaram do programa. Famílias com renda per capita de até R$140 podem efetuar o primeiro cadastro neste sábado, 29, e domingo, 30, das 8h às 17h, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nos Sistemas Integrados de Atendimento Regional (Sigas), nas Casas do Trabalhador (Catras) e nas Centrais de Informações e Atendimento Social (Cias).

É necessário apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho (caso assinada, com contracheque), comprovante de residência, título de eleitor e CPF de todos os membros da família residentes no mesmo domicílio e maiores de 18 anos. Para crianças e adolescentes com menos de 18 anos, será preciso apresentar certidão de nascimento.

As famílias já contempladas pelo programa não precisam realizar novo cadastramento.

Mais informações através do telefone (71) 3176-0850 ou através do Salvador Atende 156.

Falso prêmio de previdência engana idosos e descuidados


Uma nova modalidade de extorsão está sendo aplicada em Salvador. As principais vítimas são pessoas com mais de 60 anos, que são enganadas com a oferta de uma bonificação de cerca de R$ 55 mil, mais cinco salários mínimos, vinculada a apólices de previdência privada.

Para receber o prêmio, o cliente é induzido a pagar uma quantia a um suposto membro da empresa Agio Nacional de Seguros da Previdência Privada (Anseprevi), com sede na cidade de Fortaleza (CE).

Em Salvador, a unidade, segundo o contrato de apólice, funciona na Rua Politeama de Cima, 45, apartamento 501. A reportagem de A TARDE esteve no local e constatou que o endereço é de uma residência comum, com apenas dois andares.

Uma das vítimas, que terá sua identidade preservada, recebeu a proposta em casa. A família, contudo, desconfiou do contrato. Após analisarem o documento, elaborado como se fosse de fato uma apólice de previdência, constataram erros de português e de informação. Primeiro, porque a vítima não tinha feito nenhum plano de previdência privada, ainda mais de uma empresa de outro Estado (Ceará). Além disso, estranharam o fato de ela ter de pagar um valor antes de receber o benefício.

A reportagem identificou outros indícios de fraude na apólice. No item contribuição mensal, ao invés da moeda corrente atual (R$) constava cruzeiro (Cr$). Além disso, o contrato trazia como data da venda da apólice 12/01/1986, mas o tempo de contribuição, em vez de ser de 24 anos, era de 12 anos e seis meses.

Outra idosa, de 80 anos, de nacionalidade francesa, acabou pagando R$ 1.990, requerido pelos estelionatários em 17 de abril, e fez o depósito em conta corrente de pessoa física, segundo boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Dreof), que investiga o caso.

Precauções - A delegada plantonista da Dreof, Jacira Nascimento, aconselha que as pessoas desconfiem de ofertas de benefícios facéis. “O cidadão deve verificar a origem das supostas empresas, principalmente se de outros estados. E nunca fornecer dados pessoais, seja por telefone ou em visitas pessoais”, orienta.

Diariamente, cerca de 30 pessoas denunciam algum tipo de fraude na Dreof. Os golpes mais frequentes são os de falso empréstimo bancário e financiamento de imóveis e veículos.

“As pessoas ficam encantadas com a possibilidade de ter vantagem com a compra, por exemplo, de uma carro abaixo do valor de mercado, mas não sabe que, em vez de levar vantagem, terá prejuízo”, recomenda Jacira. Caso caia em golpes, as vítimas devem procurar a delegacia para registrar a ocorrência”.

Bahia derrota o Sport e reassume a liderança da Série B


Com um gol em cada tempo, o Bahia venceu o Sport por 2 a 0, em Pituaçu, neste sábado, 29, e reassumiu a liderança da Série B do Brasileirão. Os mais de 30 mil torcedores que compareceram ao estádio fizeram festa pela boa atuação do tricolor. Rogerinho e Ávine fizeram os gols.

A vitória serviu também para o Bahia preservar uma escrita que já dura 21 anos. Desde 1989 que o Esquadrão não é derrotado em Salvador pelo Sport. Agora, já são oito jogos de tabu favorável.

Com o resultado, o tricolor chega aos 13 pontos e mantém a invencibilidade na divisão de acesso à elite do futebol brasileiro. O próximo jogo será na terça-feira, dia 1º, contra o Icasa, às 19h30, em Juazeiro do Norte, no Ceará, pela sexta rodada da competição.

Vitória e Avaí ficam no empate sem gols em Floripa

Em jogo movimentado, mas com muitos erros de passe, o Vitória empatou sem gols em Florianópolis, contra o Avaí, neste sábado, 29, pela quinta rodada da Série A do Brasileirão. Com o ponto conquistado fora de casa, o rubro-negro chega as 5 pontos e fica temporariamente na 14ª colocação, longe da zona de rebaixamento.

MORRE O RADIALISTA VANDERLITO JOSÉ


Tendo como fundo musical "Nossa Senhora", - a Rádio Subaé (Programa Carlos Geilson) anunciou o falecimento do radialista Vanderlito Souza Barbosa José que teve passagem pelos Correios, mas que se tornou conhecido, admirado e respeitado por toda a Feira de Santana através das ondas do rádio.

Vencido por um câncer contra o qual vinha lutando já há algum tempo, Vanderlito estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador, onde veio a falecer. Seu corpo chega esta manhã mas ainda não se sabe onde acontecerá o velório.

Já seu sepultamento será na manhã deste domingo. A informação, atendendo telefonemas dos ouvintes, foi feita pelo radialista Giberval Lima, que para tanto interrompeu o âncora Carlos Geilson, que fazia uma viagem no tempo lembando o grande profissional que partiu para o andar de cima.

Lamentada morte de radialista

O prefeito Tarcízio Pimenta lamenta a morte do radialista Vanderlito José, considerado um dos mais queridos entre os colegas e os ouvintes.


“Vanderlito tinha um estilo próprio que cativava os ouvintes e os colegas. Além disso, era uma pessoa que demonstrava tanto afeto e carinho pela família, tão importante na vida da gente, que cotidianamente mandava beijos para a mãe”, lembra o prefeito.


O secretário de Comunicação, Edson Borges, também lamenta a morte do colega. “Quem gosta de música, quem gosta de cantar tem o espírito elevado. Vanderlito era assim, espiritualmente elevado”, comentou.


O radialista Vanderlito José estava internado no Hospital São Rafael há vários dias, vitimado por um câncer. O corpo está sendo velado no velório do Pedro de Alcântara. O sepultamento será amanhã (30), às 8h, no Cemitério Piedade.

Zé Neto e Walter Pinheiro não honraram compromisso, afirma Roberto Tourinho


O vereador Roberto Tourinho relembrou, em entrevista recente na edição impressa do Tribuna Feirense, um episódio que deveria ser melhor esclarecido pelos deputados Zé Neto e Walter Pinheiro. É o episódio da demissão do vice-diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, o advogado Verival Santos.

Histórico dirigente do PSB local, Verival é um veterano da política feirense. Foi o único ou ao menos o mais importante cargo ocupado pelo partido que tem Tourinho como maior expressão, nesta cidade, durante o governo Jaques Wagner.

Tourinho teria direito a indicar o diretor do presídio, em princípio. Segundo ele, atendendo a uma solicitação de Zé Neto, aceitou ficar com a indicação para o cargo de vice-diretor.

Começa aí a série de esclarecimentos que, mesmo depois de tanto tempo – o governo Wagner já se aproxima do final – parecem importantes, para não ficar uma imagem ruim do deputado estadual petista.

Afinal, por qual razão Zé Neto pediu a indicação do diretor, impedindo que o vereador do PSB, um quadro importante da esquerda feirense, tenha ficado apenas com a possibilidade de indicar o vice? E olha que Zé Neto já tinha prioridade sobre outros cargos estaduais em Feira, a exemplo da diretoria do Hospital Geral Clériston Andrade.

No fim do ano passado, eis que nem com a vice-diretoria do Conjunto Penal ficou Roberto Tourinho. Verival foi exonerado por razões, segundo ele, não esclarecidas. Decidiu acatá-la, no entanto, sob o compromisso de que poderia indicar outro nome.

O vereador disse que conversou com Zé Neto, que comprometeu-se de encaminhar a indicação do substituto de Verival. O compromisso também teria sido feito pelo então secretário de Justiça, Walter Pinheiro.O próprio Zé Neto viabilizou uma conversa por telefone entre o secretário e Tourinho.

Acordo firmado, Tourinho disse que conversou com um outro advogado, apresentou a indicação a Zé Neto, mas sua nomeação não saiu. Desistiu de novos contatos com Neto ou Pinheiro. Mas ficou decepcionado com ambos.

Tourinho diz que já apoiou Zé Neto a deputado. Nunca mais pretende manter relação política com ele. “A resposta lhe será dada no tempo certo”, diz ele, dando a entender que ainda não terminou a polêmica e que o deputado não perde por esperar.

Bem, se Zé Neto e Walter Pinheiro fizeram o compromisso com Tourinho e não honraram, fica complicado. É fato para ser explicado. Afinal, o depoimento de um vereador do nível de Roberto Tourinho pode, sim, comprometer o histórico político dos dois deputados do PT.

FONTE:WWW.TRIBUNAFEIRENSE.COM.BR - (FOTO)JORNALISTA- VALDOMIRO SILVA

Contra Avaí, Vitória tem desafio de vencer fora de casa


O astral está lá em cima. O elenco está melhorando, os recém-chegados têm feito bonito com o manto rubro-negro e jogadores que andavam desprestigiados estão dando a volta por cima. A primeira vitória no Brasileirão veio e foi heroica, daquelas que dão moral. Então, o que falta ao Leão? Ser surpreendente dentro da casa dos rivais, meta que o time pretende alcançar neste sábado, às 18h30, contra o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis.

De fato, o desempenho fora de casa ainda é o calcanhar de aquiles do Vitória. Em competições nacionais, o Nêgo só venceu um jogo fora em 2010 e acumula maus resultados longe do Barradão. Entretanto, a queda no rendimento esquenta a cuca de todos.

“Não é de hoje que não vamos bem fora de casa. Jogamos muito na frente e nestes momentos temos de esperar os outros times saírem para o jogo”, disse Vanderson, prático na busca pela solução. “Nós, jogadores, somos os culpados e temos de resolver isso em campo.”

Maior responsável por diagnosticar o problema, o técnico Ricardo Silva já pediu algumas mudanças ao seus jogadores. “O time precisa ter mais atitude e personalidade fora de casa", destacou o treinador.

Superschwenck ou Anjo Loiro? Coruja ou Conceição no lugar de Uelliton? Ricardo Silva não antecipou a formação do Nêgo em Floripa. Certa só a estreia de Jonas na lateral direita, no lugar de Nino, suspenso.

Avaí x Vitória

Avaí - Zé Carlos; Emerson Nunes, Rafael e Emerson; Patric, Marcinho Guerreiro, Rudnei, Caio e Marcos; Anselmo Ramon e Roberto. Técnico: Péricles Chamusca
Vitória - Vinícius; Jonas, Wallace, Reniê e Egídio; Vanderson, Ricardo Conceição (Neto Coruja), Bida e Lenílson; Elkeson e Júnior (Schwenck). Técnico: Ricardo Silva

Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Horário: 18h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Ricardo M. de F. Almeida e Cláudio José de Oliveira Soares (RJ)

Bahia recebe o Sport para brigar pela liderança da Segundona


Se vencer o Sport, neste sábado, 29, às 16h10, em Pituaçu, o Bahia chega a quatro triunfos e um empate nos primeiros cinco jogos da Série B. Simplesmente o melhor início de Campeonato Brasileiro desde 1986, quando o time começou o torneio (da primeira divisão) com sete vitórias e só caiu nas quartas de final.

A boa campanha tem deixado os tricolores muito empolgados e os 32.157 lugares do estádio de Pituaçu certamente estarão ocupados. Mais um fator que aumenta a motivação dos atletas. “É muito melhor jogar para um estádio cheio do que para 2 mil pessoas”, definiu o treinador Renato Gaúcho, confiante de que não haverá lugares vazios no jogo contra o Leão pernambucano.

Porém, o Bahia ainda não justificou o discurso. Só ganhou em casa na estreia, diante do América de Natal, com apenas 6.330 pagantes. No duelo seguinte como anfitrião, contra a Ponte Preta, 24.218 apaixonados compraram ingresso para ver a reapresentação oficial de Jael e a primeira partida de Morais com a camisa tricolor. Decepcionaram-se com o 1 a 1.

Agora, está na hora de fazer feliz a nação tricolor, que quer ver 'in loco' o time vencer e convencer. Ainda mais diante do Sport, segundo maior rival histórico. “A gente precisa jogar sério o tempo todo. São eles que estão fazendo o estádio ficar lotado, então, têm que corresponder. Só não podem aparecer os erros infantis do jogo contra a Ponte”, recomendou Renato.

Bahia x Sport

Bahia - Omar, Apodi, Alison, Nen e Ávine; Marcone, Bruno Silva, Ananias, Vander e Rogerinho; Rodrigo Gral. Técnico: Renato Gaúcho.
Sport - Magrão, Renato, Igor, César e Dutra; Tobi, Levi, Moisés, Adriano Pimenta e Eduardo Ramos; Dairo. Técnico: Levi Gomes.

Local: Estádio Roberto Santos (Pituaçu),
Horário: 16h10.
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira.
Assistentes: Edney Guerreiro Mascarenhas e Lilian da Silva Fernandes Bruno (trio do Rio de Janeiro).

Prejuízos da greve na Justiça se acumulam


Os serventuários do Poder Judiciário baiano entram neste sábado, 28, no vigésimo-terceiro dia de paralisação. E não há sinais de que a greve será suspensa nos próximos dias. A decisão da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Telma Britto, que na quinta-feira, 27, publicou no Diário Oficial da Justiça a Resolução nº 4, que determina o corte de ponto dos trabalhadores, acirra ainda mais o entrave. Enquanto os serventuários reclamam da radicalização e ausência de um canal de negociações, advogados e clientes, que precisam de serviços da Justiça, lamentam os prejuízos.

“Estou com três vendas fechadas e não posso finalizar porque dependo do cartório. Como é que a gente, que depende de honorários, consegue sobreviver assim?”, questiona a consultora imobiliária Tânia Garcia. Com os negócios paralisados por conta da greve, Tânia já calcula uma perda de R$ 10 mil. “O que o Tribunal de Justiça tem que entender é que, com a greve, o Estado também deixa de arrecadar”, ressalta.

Apenas serviços considerados essenciais são mantidos, como concessão de habeas corpus, expedição de guia de sepultamento, liminares de planos de saúde e religamento de água e energia elétrica, além da realização dos casamentos já agendados.

Com duas causas em fase de execução emperradas devido à paralisação, o advogado Ary Boa Morte reclama da situação paralisante no Judiciário baiano. “Basta boa vontade e decisão de sentar na mesa para negociar”, ressalta. Já o advogado Roschild Moreira Júnior compreende que a greve é parte do movimento sindical. “Apoio, mas se deve chegar a um consenso”.

Os cartórios também estão fechados. Em um dos mais movimentados de Salvador, na Fundação Politécnica (Relógio de São Pedro), uma corrente de ferro bloqueia o acesso à escada rolante.

Nesta sexta-feira, 29, o despachante Carlos Alberto Fonseca, 55, mais de 20 deles dedicados a esta profissão, resolveu ir ao cartório. “Não aguento mais ficar em casa sem trabalhar. É prejuízo para despachantes, corretores e para a prefeitura, que fica sem recolher Itiv (Imposto de Transmissão Intervivos, pago na transferência de propriedade nos contratos de compra e venda de imóveis e doações). Fonseca, que é autônomo, calcula que no período de greve deixou de realizar mais de 30 serviços. “Estou sem ganhar um centavo este mês”, comenta.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Bahia, divulgou na quinta uma nota desaprovando o impasse entre o Tribunal de Justiça da Bahia e os serventuários. Na nota é destacado que “a Ordem discorda dos atos que desrespeitam o ordenamento jurídico vigente, de um lado, as distorções históricas na folha salarial do Poder Judiciário Estadual, e do outro, a paralisação dos serviços”.

Reunião - A próxima assembleia da categoria está marcada para o dia 7 de junho. Porém não é descartada a possibilidade de essa reunião ser antecipada, caso haja algum avanço nas negociações. Desde o início de greve, no dia 7 de maio, os serventuários foram recebidos três vezes pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Telma Britto.

Com apenas dois anos de idade, menino fumante já pode estar viciado


O menino indonésio de dois anos que fuma cerca de 40 cigarros por dia já é uma provável vítima do vício em cigarros, afirmam pneumologistas ouvidos pelo G1 nesta quinta-feira (27). Na última quarta, a agência de notícias Barcroft Media divulgou imagens do pequeno Aldi SugandaRizale que, de acordo com sua família, tem esse hábito desde os 18 meses e fica furioso quando fica sem fumar.

Segundo Oliver Nascimento, médico e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ninguém começa a fumar tanto de uma só vez. O número de cigarros aumenta conforme o cérebro se torna dependente da nicotina.


Aldi SugandaRizal, de 2 anos, é visto fumando cigarro enquanto brica com parentes em 23 de maio, em Sekayu, distrito de Sumatra, na Indonésia. (Foto: Barcroft / Getty Images)"Temos receptores no cérebro à qual a nicotina se liga e libera dopamina, uma substância que gera bem-estar. A pessoa começa a fumar aos poucos, e esses setores do cérebro ávidos por nicotina começam a ficar mais numerosos", explica o médico, que também é diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia.

A médica Elnara Negri, do hospital Sírio-Libanês, acrescenta que a dependência se manifesta mais rápido em pessoas mais novas. "Há alguns estudos mostrando que, quanto mais jovem você inicia o hábito de fumar, mais rápido você se torna dependente", diz a pneumologista.

Um em cada dois morrem
Começando a fumar tão cedo, Aldi SugandaRizal é um grande candidato a ter doenças relacionadas ao cigarro. "São raras as pessoas que fumam muito não têm problemas de saúde. Em geral, a cada dois fumantes haverá um que morrerá por algo relacionado ao cigarro", conta Nascimento.

Segundo a médica do Sírio-Libanês, o vício precoce pode trazer mais riscos de câncer. "As chances de ele ter mutações nas células é muito maior. As doenças pulmonares também podem ser mais graves, pois o pulmão ainda está em formação", conta.

Jovens
O pneumologista da Unifesp conta que no interior do Brasil também são comuns casos de pessoas muito jovens que fumam. "Vemos crianças com 10 ou 12 anos que fumam cigarros de palha, que as pessoas pensam que não faz mal, mas não é verdade. Há até um estudo brasileiro mostrando que o cigarro de palha traz mais risco à saúde do que o cigarro comum."

De acordo com Elnara, apesar de a proporção de fumantes em relação à população estar caindo, é crescente o número de mulheres e adolescentes a partir dos 12 ou 13 anos que estão aderindo ao hábito.

Doença 'escondida'
Ainda que o pai do menino indonésio garantir que ele é saudável, o consumo de cigarros pode estar minando a saúde do garoto sem que se perceba. Além das doenças tradicionalmente relacionadas ao cigarro, como problemas cardiovasculares e o câncer, o fumo pode ir destruindo aos poucos os alvéolos pulmonares – pequenas estruturas que captam oxigênio.

A falta de ar causada pela lenta "desativação" do pulmão, nem sempre encarada com seriedade, acaba levando à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). O problema, que compromete para sempre a capacidade respiratória, só costuma ser detectado depois de 17 anos de seu início, revelou uma pesquisa realizada recentemente pelo grupo Ipsos com 229 brasileiros.

Morre, aos 42 anos, o ator Gary Coleman, da série 'Arnold'



Morreu, na tarde desta sexta-feira (28), aos 42 anos, o ator americano Gary Coleman, famoso por seu papel na série de TV da NBC The Diff'rent Strokes, exibida no SBT como Arnold e Minha Família é uma Bagunça no Nickelodeon.

A morte, segundo a CNN, foi causada por uma hemorragia cerebral após Coleman cair em sua casa na última quarta-feira (26). Segundo a família e amigos próximos, que estavam ao seu lado no momento da morte em um hospital de Utah, nos Estados Unidos, o ator estava lúcido um dia após a queda, mas seu quadro de saúde se complicou e o ator entrou em coma.

Coleman, que já havia sido internado em janeiro e em fevereiro deste ano por problemas do coração, sofreu forte ostracismo durante a vida adulta. Submetido a dois transplantes de rim antes de completar 14 anos, o ator também sofria de nefrite, uma infecção renal que lhe rendia até quatro sessões de hemodiálise por dia.

No auge da fama, Coleman chegou a ganhar US$ 100 mil por episódio na série que o consagrou, exibida de 1978 a 1986. Mas, em 1999, as dificuldades financeiras surgiram, especialmente, após o próprio pai, Willie, tentar atropelá-lo 13 anos antes, o que lhe causou altos gastos com advogados. Estima-se que Coleman, por problemas diversos, tenha perdido uma fortuna de cerca de US$ 18 milhões.

Sua mãe, Sue, chegou a declarar que o talento de Coleman foi uma forma divina de o ator ser recompensado pelo sofrimento que sofria em relação à sua saúde debilitada.

Em 1998, o ator ainda foi acusado de atropelar um pedestre com seu caminhão após uma discusssão e, no ano seguinte, alegou auto-defesa ao agredir uma mulher que lhe pedia um autógrafo. Em 2008, com 40 anos, Coleman viu sua vida mudar ao se casar com Shannon Price, de 22 anos, que ele admitiu ser a primeira mulher de sua vida.

Voto obrigatório divide o país


Pesquisa Datafolha feita em 20 e 21 de maio revela que o voto obrigatório divide o eleitorado: 48% dos entrevistados no país são favoráveis e 48% são contrários. A reportagem está disponível para assinantes da Folha e do UOL --clique aqui para ler.

O apoio ao voto facultativo cresceu. O levantamento anterior, de dezembro de 2008, registrara o recorde de 53% a favor da obrigatoriedade; 43% eram contra.

Estabelecida na Constituição, a obrigação atinge os brasileiros alfabetizados dos 18 aos 70 anos de idade. Para analfabetos, maiores de 70 e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.

O Brasil é um dos 30 países em que o voto nas eleições nacionais é obrigatório. Dos entrevistados, 55% dizem que votariam se ele fosse facultativo; 44% optariam por não votar.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

ESTADO CONVOCA 294 PROFESSORES DE CONCURSO

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia convoca 294 professores aprovados no concurso do Reda em 2009, de acordo com o Diário Oficial desta sexta-feira, 28. Conforme a Secretaria, outros mil profissionais devem ser chamados nos próximos dias para trabalhar na área de educação básica e profissional em Salvador e interior da Bahia. Os convocados devem se apresentar entre segunda, 31, e quarta, 2 de junho, no Centro Múltiplo Oscar Cordeiro, que fica no Colégio Estadual Landulfo Alves, em Água de Meninos. O atendimento acontece das 8h30 às 17h30. Os profissionais vão trabalhar em Salvador. Confira a relação de convocados no Diário Oficial do Estado.

BUERAREMA: POPULAÇÃO DESTRÓI A CÂMARA


A Câmara de Vereadores foi alvo de um protesto violento da população de Buerarema, no sul do estado. Revoltados com o troca-troca de prefeitos que já dura mais de um ano, moradores foram à Casa Legislativa na manhã desta sexta-feira (29) e atiraram pedras, quebraram móveis e queimaram pneus dentro do local. O ato envolveu cerca de mil pessoas. A insatisfação foi gerada com nova cassação do prefeito eleito, Mardes Monteiro (PT), que perdeu o cargo em julho passado. Durante quase um ano, o petista tentou retornar ao cargo, mas não teve sucesso. Enquanto isso, o município era governado pelo presidente da Câmara, Eudes Bonfim (PR). Na última semana, Monteiro foi beneficiado por uma anulação da decisão judicial, mas não tardou a ser deposto novamente.

IPIAÚ: EX-PREFEITA ADOTA TELEFONE MUNICIPAL


A ex-prefeita da cidade de Ipiaú, Sandra Lemos, instalou dentro da própria casa um telefone que pertencia aos quadros do Município. A conclusão é do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que instaurou investigação após denúncia do atual gestor, Deraldino de Araújo. Em suas explicações, Sandra alegou que a linha pertencia à rádio Educadora, que é de propriedade privada e, segundo ela, coincidentemente, funcionava no mesmo local onde ela morava. A ex-prefeita também tentou explicar o fato ao dizer que a linha servia como uma ligação direta entre a população e a prefeitura, uma vez que o povo poderia entrar na programação ao vivo ao acionar o número. O TCM não aceitou as explicações e condenou a gestora a devolver R$ 516 em contas de telefone aos cofres públicos.

A Fonte Nova deve começar a ser demolida na próxima semana, mas o Ministério Público Federal (MPF) na Bahia quer impedir o fato. Para isto, o órgão entrou com um pedido na Justiça para que a demolição seja oficialmente suspensa e, em seu lugar, seja empreendida uma série de estudos técnicos e prévios e aprofundados. Segundo o MPF, a herança histórica, e patrimonial do estádio podem ser afetadas com o processo de reconstrução da arena para a Copa de 2014. O pedido do MPF se baseia em solicitações de tombamento enviadas em 2008 e 2009 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e pelo Núcleo Bahia do Docomomo Brasil. Além disso, a possibilidade de dano a outros patrimônios do entorno devido à implosão de parte da estrutura da Fonte Nova é outro motivo a levar o MPF a querer a suspensão do processo. O governador Jaques Wagner afirmou não acreditar que a Justiça irá barrar a demolição, pois a ação estaria amparada legalmente.

HOMEM RECEBE RIM COM CÂNCER E MORRE DA DOENÇA

Em Nova York, nos Estados Unidos, um homem recebeu um transplante de rim de uma mulher que tinha câncer de útero e não sabia. Mesmo assim, decidiu manter o órgão depois que o cirurgião que transplantou o rim garantiu que as chances dele adoecer de um câncer feminino como o de útero eram pequenas. A orientação médica, entretanto, jogou com a vida do paciente Vincent Liew e perdeu, dizem os advogados de sua viúva aos jurados no julgamento de um caso que, narram os especialistas, parece ser realmente único: um câncer uterino transmitido por transplante. Os jurados do caso começaram a resolver nesta quinta-feira (28) sobre o processo movido contra o Centro Médico Langone da Universidade de Nova York.

MARINHO, ERON E SOCIEDADE ACIONADOS PELA PRE


O deputado Bispo Marinho (PRB), a vereadora Tia Eron (DEM) e a rádio Sociedade da Bahia teriam apelado politicamente e agora terão que responder processo por propaganda eleitoral antecipada. A medida foi protocolada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), que percebeu irregularidade na transmissão de dois jogos entre os times Bahia e Vitória, em abril e maio. O locutor das partidas repetiu seguidas vezes os nomes dos dois parlamentares, o que foi interpretado como promocional. Pelo menos em 14 ocasiões os políticos foram citados pela narração, com mensagens do tipo: “Alô Tia Eron, alô deputado Márcio Marinho, muito obrigado pela audiência. Esse ouvinte é gente boa, esse é gente boa mesmo.” A PRE pede a condenação aos parlamentares e à emissora com pagamento de multa que pode chegar a R$ 25 mil.

Padre condenado por abuso sexual contra crianças é preso em Minas

A Polícia Militar de Minas Gerais prendeu nesta sexta-feira em Belo Horizonte o padre João Bosco Frade, 63, condenado a sete anos de prisão pela Justiça do Espírito Santo por abuso sexual contra três meninas. Em 2000, ano da ocorrência, elas tinham 12 anos.

O padre estava em Minas havia três anos. Vivia numa casa religiosa na região sul da cidade e desde abril, quando foi expedida a ordem de prisão contra ele. Por isso, teve sua ordem suspensa pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

Ao ser preso, o padre não quis dar declarações. Ele será transferido para Vitória (ES), onde deverá cumprir a pena em regime fechado. No inquérito policial contra ele, Frade negou a acusação. Disse que pode ter sido "mal interpretado pelas orientações e conselhos" que deu às meninas.

Frade foi denunciado pelas mães das meninas, que relataram: durante confissão, o padre fez perguntas de teor sexual e teria pedido para tocar nelas. Em 2006, Frade foi condenado a seis anos de prisão. Defesa e promotoria recorreram. A pena, então, foi aumentada em um ano.

O padre atuava no município de Serra, na região metropolitana de Vitória, quando aconteceu o crime. Ele foi ordenado em Minas, por isso a arquidiocese de BH determinou a suspensão da ordenação tão logo fora comunicado da condenação pela imprensa capixaba.

Uma reportagem de "A Gazeta", em 25 de abril, chamou atenção para o fato de, apesar da condenação, o padre continuar foragido. E indicava a presença dele em Minas. Só então foi expedida a ordem de prisão, agora cumprida.

"Eles estão nervosos, nós estamos calmos", diz Amorim após declarações de Hillary


O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, comentou na tarde desta sexta-feira (28) a declaração da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, de que Brasil e Estados Unidos possuem “sérias divergências” em relação ao Irã.

“Cada um é livre para ter sua opinião. Se ela define isso como sérias divergências, tudo bem, é a opinião dela. Para mim, o importante é o seguinte, foi sério o nosso esforço em encontrar uma solução pacífica, e isso é o compromisso de Brasil e Turquia”, afirmou Amorim em entrevista coletiva durante o 3º Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas, realizado no Rio de Janeiro.

“Acho que tem muita gente decepcionada porque [o acordo com o Irã] produziu resultados. Porque a expectativa deles era de que não produzisse. Como eles estão insistindo em continuar na mesma linha, eles estão nervosos, nós estamos calmos”, acrescentou o chanceler brasileiro. Amorim frisou que ainda não conversou pessoalmente com Hillary após a declaração.



Indagado se a divergência entre os dois governos acerca do Irã prejudicaria a ambição brasileira em tornar-se membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, Amorim foi taxativo: “Se for para ser membro permanente do Conselho de Segurança e ter postura subserviente, é melhor deixar pra lá.”

Mais cedo, ao também comentar a declaração da secretaria dos EUA, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que são as armas nucleares e não os acordos com o Irã que tornam o mundo "mais perigoso".

O presidente brasileiro enfatizou que o Brasil foi "ao Irã buscar uma solução negociada para a crise", um dia depois que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, indicar que existem "sérios desacordos" entre Washington e Brasília sobre este tema.

“O Brasil aposta no entendimento que faz calar as armas. Investe na esperança, que supera o medo. Posições inflexíveis só ajudam a confrontação e afastam a possibilidade de soluções de paz”, disse Lula.

Brasil e Turquia negociaram um acordo tripartite de enriquecimento de urânio com o Irã, que foi recebido com receio por parte das grandes potências ocidentais, já que os iranianos indicaram que continuarão enriquecendo urânio em seu território.

Servidores da justiça reagem a anúncio de corte do ponto

Os servidores do Judiciário estadual, em greve desde 7 de maio, preparam mandado de segurança contra a Resolução nº 4, publicada, nesta quinta-feira, no Diário Oficial de Justiça, que determina o cortedo ponto dos funcionários.

E eles também vão recorrer ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, em decisão recente, determinou que o Tribunal de Justiça de Roraima devolvesse aos trabalhadores valores referentes ao ponto descontado durante paralisação da categoria.

A decisão dos desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) é de que serão descontados os dias não trabalhados e o funcionário não poderá compensar a ausência com banco de horas, nem ter a falta abonada. Segundoa assessoria do TJ-BA, a resolução é válida para qualquer paralisação.

A assessoria de imprensa do TJ-BA confirmou declaração da presidente Telma Britto de que não negociaria com os servidores em greve. Na justificativa publicada juntamente com a resolução, no Diário Oficial da Justiça, assegura que a medida foi tomada porque“ os esforços, até agora envidados, para o retorno dos servidores ao trabalho não surtiram o efeito almejado", diz o texto.

Revolta - O diretor de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud), Zelindo Castro, nega que tenha havido negociação com a presidente do TJ-BA. Ele lembrou que o movimento não pede aumento de salário e sim que os cortes não atinjam apenas quem recebe os salários mais baixos na Justiça estadual.

“A desembargadora Telma Britto no srecebeu em três audiências, mas em nenhum momento concordou em discutir os motivos da paralisação. Ela afirmou apenas que, além dos cortes nos salários dos servidores em geral, também estavam começando a ser tomadas providências para reduzir os altos salários denunciados na imprensa, através de cortes de benefícios”, disse Zelindo Castro.

Ele destacou que, apesar das declarações da desembargadora, não foram apresentadas planilhas ou documentos sobre estes cortes. “Até agora não temos conhecimento de nada de concreto sobre este fato”, disse. A assessoria do TJ-BA informou ainda que a presidente não se pronunciaria sobre a resolução ou as reivindicações da categoria.

GETÚLIO BARBOSA,VEREADOR DE FEIRA DE SANTANA,ABRE O JOGO


O médico e vereador feirense Getúlio Barbosa (Partido Progressista - PP), durante recente entrevista concedida ao Jornal Feira Hoje . Com. Br aborda temas variados sobre a política em Feira de Santana, do Estado e por extensão do Brasil. Embora goste de exercer a atividade política, garante que se sente desmotivado e que pretende até mesmo se afastar da vida pública. Ele também revela que estará apoiando o pré- candidato ao governo do Estado, Paulo Souto, no âmbito federal diz que ainda não se encontra definido, mas garante ter uma forte simpatia por Marina da Silva (PV), por quem nutre uma admiração especial. Nesta reportagem, ele faz uma rápida abordagem sobre os embates políticos que estão sendo travados no interior de seu partido ao qual já solicitou da executiva do PP o seu desligamento, entre outras questões polêmicas.

JFH - O seu grupo político apoiou o prefeito Tarcízio Pimenta (DEM). Acerca de um ano atrás o seu partido passou a apoiar o governo petista de Jaques Wagner. Durante todas essas mudanças em algum momento o vereador foi pressionado a fazer oposição ao prefeito?

Getúlio Barbosa - O PP era aliado do Democratas e na eleição de 2008 fizemos coligação com o então prefeito José Ronaldo e ela está valendo até hoje. Quanto ao apoio do partido que conta com duas secretarias no governo de Wagner, esta decisão foi adotada pela executiva estadual do PP. A executiva municipal não fez nenhuma reunião para comunicar sobre as mudanças e eu, particularmente me senti, enquanto membro do partido e vereador, incomodado por não ter sido consultado. Considero a condução política do partido como antidemocrático, é como se o partido tivesse dono. Continuo na base de apoio do governo municipal de Feira. Quanto à postura da deputada Eliana Boaventura, ela dispensa um tratamento ao partido como se o mesmo fosse propriedade dela. Enviando recados para que a vereadora Eremita Mota de Araujo passe a apoiar o governo Wagner, o que eu particularmente não farei.

Já solicitei o meu afastamento do partido, o que possivelmente não vai acontecer. Quanto ao apoio da deputada Eliana Boaventura a Jaques Wagner, este deve ter ocorrido porque ela ama Feira e pelos belos olhos azuis do governador.

JFH – Se a executiva do PP conceder o seu desligamento, qual o partido que o vereador ingressará?

GB - Inicialmente ficaria sem partido. A minha tendência é deixar a vida pública, embora eu goste da política e do debate, mas não posso permanecer em um partido em que quer me conduzir a reboque. Já estou maduro e não posso ser tocado à base do chicote, essa fase na política baiana já passou e na época eu combati este modelo de política. Não sou candiato à reeleição de vereador nem a deputado. Mas pretendo me filiar a algum partido. Com relação ao apoio político nas eleições de 2010, devo dizer que tenho uma simpatia pela pré-candidata a presidente Marina Silva (PV) pela sua luta e por tudo que ela representa para o Brasil, quanto ao Partido dos Trabalhadores tenho algumas críticas ao seu programa político como a questão da Bolsa Família; também me posiciono contrário a investimentos de capital privado em empresas estatais, estas têm que contar com investimento do governo.

JFH – Recentemente o seu nome foi citado pela maioria da imprensa feirense para assumir a Secretaria de Saúde do Município. O senhor chegou a ser sondado pelo governo municipal neste aspecto?

GB - Eu posso dizer que fiquei muito lisonjeado por ter o meu nome lembrado, principalmente pelos vereadores da bancada de sustentação do governo. Posso adiantar que durante toda esta especulação em torno do meu nome, em momento algum mantive qualquer tipo de contato com o prefeito sobre esta possibilidade, até mesmo por considerar este assunto como uma prerrogativa do prefeito Tarcício Pimenta.

JFH - Ainda a pouco o vereador manifestou simpatia pela candidatura à presidencia de Marina da Silva e até mesmo pela de Dilma Rousseff. No âmbito estadual pretente apoiar qual candidato?

GB - No âmbito estadual vou apoiar o pré-candidato a governo Paulo Souto, em consideração a José Ronaldo e o prefeito Tarcízio Pimenta. No tocante ao deputado federal Luis Bassuma a quem eu considero como um bom parlamentar, não vou apoiá-lo por considerar que ele tem uma visão ‘caolha’ com relação a questões da homosexualidade. A sociedade contemporânea tem que aprender a viver com esta realidade. Outra questão é do aborto, eu considero o aborto como um direito da mulher, por ser dona de seu corpo, cabe a ela decidir. Sou plenamente favorável a prática do aborto com responsabilidade, quanto à polêmica que se coloca contrária, ela parte como forma de pressão da igreja católica que ainda não entendeu que o Estado é laico.

JFH – Recentemente o vereador apresentou uma emenda a lei municipal que nomeia logradouros públicos. Existe uma lei federal que regulamenta essa questão. Esta sua emenda não vai de encontro às leis estadual e federal?

GB – O que existia anteriormente na Câmara Municipal de Feira de Santana é que qualquer vereador podia apresentar um projeto mudando o nome de ruas, não havia regulamentação alguma neste sentido. O que nós fizemos, eu juntamente com o vereador Luis Augusto, foi elaborar um projeto que não entra na questão da lei. Agora o vereador que quiser trocar o nome de um logradouro público tem que contar com mais de 51% de apoio dos moradores do local e na Câmara Municipal com o apoio de dois terços dos vereadores.

JFH – Quais os nomes que o senhor pretende apoiar politicamente nas eleições de 2010?

GB – Eu tenho simpatia pessoal pela candidatura de Carlos Geilson, com relação ao governo federal ainda não tenho posição definida.

JFH – O sistema de saúde de Feira é Pleno, mas existe uma carência muito grande no setor por falta de uma política municipal mais eficiente, embora haja muitos recursos disponíveis. Qual a sua posição em relação a esta realidade?

GB – Fico muito à vontade para falar sobre esta questão por ser médico clínico, intensivista e nefrologista. Ao contrário do ocorre cotidianamente eu sou muito criterioso na solicitação de exames. Com relação aos abusos existentes neste aspecto, eles ocorrem em função da falha da formação médica nas faculdades de medicina que está colocando no mercado médicos precocemente especializados sem a devida formação clínica.

JFH – Como o senhor avalia o governo De Tarcízio Pimenta?

GB – Posso lhe adiantar que fiquei surpreso. Eu pensei que ele levaria mais tempo para se adaptar ao cargo de executivo, mas em apenas pouco mais de seis meses o prefeito Tarcízio Pimenta supreendeu a todos de forma positiva. O que se esperava é que incialmente a administração de Pimenta caisse um pouco em relação à boa administração exercida pelo ex-prefeito, José Ronaldo de Carvalho, e que só depois de algum tempo iria alcançar o patamar de seu antecessor. O que não aconteceu. A administração de Tarcízio se nivelou rapidamente a de Ronaldo, além de apresentar ideias novas como a saúde digitalizada, entre outras conquistas sociais importantes. Quem sai ganhando com o empenho e dinamismo do prefeito é o povo de Feira. Com relação ao que eu desejo para o povo feirense é que neste período eleitoral escolha bem o seu candidato.



Fonte: Carlos Augusto e Sérgio Jones

Coquetel anti-HIV reduz em 92% transmissão do vírus, diz estudo


França, 27 Mai 2010 (AFP) - Pessoas com HIV reduziram o risco de transmitir o vírus da AIDS em 92% enquanto estavam tomando medicamentos antirretrovirais, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira.

O estudo fornece a maior evidência de que drogas que tratam a síndrome da imunodeficiência adquirida podem também ser incorporadas em estratégias de luta contra o aumento dos casos de HIV.

Em um estudo publicado pelo jornal britânico The Lancet, médicos recrutaram 3.381 casais heterossexuais em sete países africanos.



Drogas antirretrovirais foram dadas a 349 indivíduos infectados. Os outros que possuíam o vírus receberam um placebo.

Os pesquisadores recolheram amostras de sangue do outro parceiro a cada três meses para ver se ele ou ela haviam sido infectados. A pesquisa foi monitorada de perto por um comitê de ética, e incluiu um treinamento em sexo seguro, assim como exames de saúde de rotina.

Após 24 meses, 103 pessoas que estavam livres do HIV no início do experimento foram infectadas pelos seus parceiros.

Mas apenas uma dessas 103 transmissões foi causada por um parceiro que estava tomando antirretrovirais.

No geral, a utilização de antirretrovirais reduziu o risco de infectar outra pessoa em 92%, uma grande queda, que traz à tona o potencial que essas drogas têm de prevenir o HIV, além de apenas tratá-lo, afirmaram os autores.

"A utilização de ART (antirretrovirais) por pacientes infectados pode ser uma estratégia eficaz para realizar reduções do número de transmissões" de HIV, afirma o estudo.

Isso ocorre porque o coquetel anti-HIV diminui a presença do vírus no sangue e em fluidos corporais, como sêmen ou muco vaginal, e por isso dificulta a transmissão para pessoas não infectadas, acreditam os especialistas.

Entretanto, advertem que, ainda que os remédios possam diminuir o risco de transmissão, o perigo existe, e por isso sexo seguro é essencial.

O estudo, liderado por Deborah Donnel da Universidade de Washington e do Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle, focou-se apenas nas relações heterossexuais.

Também não foram observados outros modos de transmissão do vírus, como o sexo anal, o compartilhamento de agulhas ou de mãe para feto.

Morre bebê supostamente esfaqueado pelo pai no RS

Morreu na madrugada de hoje (28) o bebê de três meses e 14 dias que foi supostamente esfaqueado pelo pai, no fim da noite de quarta-feira, em Porto Alegre. A criança, Suelen Pacheco da Silva, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança Conceição e morreu por volta das 3 horas desta madrugada.

Segundo a polícia, o suspeito foi encontrado pelos policiais militares próximo à residência, sentado na calçada e com ferimento na barriga, alegando que havia tentado o suicídio logo após esfaquear a própria filha.

A faca foi apreendida ainda com manchas de sangue, bem como a bainha, localizada na casa do agressor. Também foram apreendidos na casa 19 cartuchos de calibre .32.

SERRINHA TEM JEITO?


A política em serrinha realmente é diferente,os políticos também usam táticas diferenciadas,é algo a ser estudado,tudo é muito "estranho".vamos analisar algumas situações que estão acontecendo no cenário político serrinhense nos últimos dias:
alguns vereadores decidiram que este munícipio não dispõe de nomes capazes de chegar a assembleia legislativa,por este motivo,resolveram apoiar os "forasteiro,já era os 'filhos da terra'.perguntado porquê não apoia alguém desta cidade,Justino Junior, presidente da câmara de vereadores foi taxativo,"as minhocas tem mais representatividade".para deixar a situação mais esquisita,a vereadora Aloisia Carneiro,abriu mão do carinho e dedicação que sempre obteve do tio,o decano da política local,ex-deputado Plínio Carneiro,para aderir a candidatura de Paulo Souto,
homem que trouxe um presídio para serrinha,tirando a nossa paz.a este repórter,ela disse que a amizade com Plinio não foi abalada,acabou apenas o vínculo político;"eu
agradeço muito tudo que meu tio fez pela minha carreira política,mais não tenho condições de apoiar o governador Jaques Wagner,sinto muito",disse aloisia. um amigo meu,ligado a plinio, confidenciou que ele está muito abalado,pois não esperava este rompimento.
Após o Baque que sofreu quando foi derrotado na última eleição para vereador,Roque do Banco,como é conhecido na cidade,agora tenta assumir uma cadeira na assembleia.ele
esteve em minha residência acompanhado do ex-vereador Orlando da sucam,quando divulgou que realmente vai disputar o próximo pleito.o jovem Joildo do celular,que é
muito querido pela juventude,garante que tem apoio de um empresário para ajuda-lo nesta empreitada."sinto que tenho amplas possibilidades de chegar lá",disse joildo.
mais meus amigos,até ai tudo bem,o "Bicho"pega mesmo é no alto escalão,lá em cima,onde
o filho chora e a mãe não vê,se não vejamos:o advogado willian Jatobá,ex- vereador e
indicado pela ex-prefeita Tânia Lomes,já está em plena campanha,só,que ele não esperava uma surpresa,a candidatura de Ferreirinha,ex-prefeito desta cidade,aí a coisa fica complicada.como perguntar não ofende,o que levou Ferrerinha a se candidatar a deputado?o apoio de Ernesto Ferreira,Valdir Cerqueira?ou o apoio do prefeito osny cardoso?isso mesmo,comenta-se na cidade que o prefeito simpatiza com a ideia.enquanto isso,correndo por fora e apenas acompanhando o desenrolar dos fatos,
jOSEVALDO LIMA,continua realizando suas renuniões com seus correligionários,segundo ele,nada de prestigiar figuras carimbadas,vai partir para a carreira solo,e se possível ao lado de Gerinaldo Ferreira e Nilton freire.será que realmente é fim do mundo?porque união política entre estes três,só pode ser mesmo sinais do fim desse sistema de coisas,como diz os "crentes".para finalizar,eu pergunto,espero que alguém
possa responder;COMO FICA A NOSSA CIDADE NESSE BALAIO TODO?E OS ELEITORES?SERRINHA TEM JEITO?

JOSÉ RIBEIRO-RADIALISTA (FOTO)

Pai acusado de esfaquear filha diz que agiu por vingança


O homem preso ontem em Porto Alegre acusado de esfaquear no fim da noite de quarta-feira a própria filha, de três meses, contou que o motivo da tentativa de homicídio foi por vingança contra a companheira, de acordo com a Polícia Civil.

A mãe da vítima declarou que presenciou o companheiro ajoelhado sobre a cama com a faca na mão - e a filha sangrando. Ela conseguiu tirá-lo de cima da criança, jogando-o ao chão. Depois, chamou por socorro dos vizinhos do bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre.

Segundo a polícia, o suspeito foi encontrado pelos policiais militares próximo à casa, sentado na calçada e com ferimento na barriga, alegando que havia tentado o suicídio logo após esfaquear a própria filha. A faca foi apreendida ainda com manchas de sangue, bem como a bainha, localizada na casa do agressor. Também foram apreendidos na casa 19 cartuchos de calibre .32.

A polícia tem prazo de dez dias para concluir as investigações e já requisitou ao Departamento Médico Legal o auto de exame de corpo de delito na vítima, que se encontra hospitalizada em UTI Pediátrica, na capital gaúcha, em estado grave. O Conselho Tutelar foi solicitado para que acompanhe a situação da família, que ainda tem outro filho em comum, apresentando situação de vulnerabilidade.

Tribunal de Justiça corta salários de grevistas


Do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), com assinatura da presidente, desembargadora Telma Britto, uma sentença: “As faltas decorrentes da participação de servidores do Poder Judiciário em movimentos de greve ensejarão o desconto de vencimentos e não poderão, em nenhuma hipótese, ser objeto de compensação, nem mesmo com o saldo do banco de horas; abono; cômputo de tempo de serviço ou qualquer vantagem que o tenha por base”.

Diante da Resolução nº 04/10, publicada ontem no Diário da Justiça Eletrônico, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) emitiu, com assinatura da diretoria, um comunicado: “Manutenção da greve. A luta continua! A assessoria jurídica do Sindicato foi imediatamente acionada para impetrar ação judicial e reverter essa medida que não resulta em solução das reivindicações dos servidores do Judiciário Baiano, mas em punição”.

A diretora de Assuntos Jurídicos do Sinpojud, Jaciara Cedraz, garante que todas as ações para reverter a resolução aprovada no Pleno do TJ-BA serão encaminhadas pelo sindicato. “Tivemos três audiências de negociação com a presidente Telma Britto e nesses encontros a desembargadora afirmou que não negociaria com os servidores em greve. Mas, toma medida punitiva e afirma que tentou negociar, sem surtir efeito”, expõe Jaciara.

Enquanto isso, no centro do impasse na Justiça, pessoas física e jurídica prejudicadas há 21 dias. Autenticações, acordos judiciais e extrajudiciais, consignações, reconhecimentos de firma, prazos de concursos, entre outros serviços. Todos os procedimentos em acúmulo. Previsão de resolução, nenhuma. Problemas, inúmeros.

Advogado civilista, Manoel Machado Bisneto sente-se de mãos atadas diante de seus processos. “Um dos meus clientes está com R$ 485 mil bloqueados na Caixa Econômica Federal há 15 dias, pois a instituição financeira só vai liberar o valor após a documentação ter sido registrada no cartório de imóveis competente”, relata. Para ele, o direito de greve deve ser revisto.

“A greve representa um atentado à própria democracia. Apesar de ser um direito constitucional, acredito que este seja um momento oportuno para discutir a regulação e distinguir a greve do setor privado e do setor público”, argumenta.
De acordo com Bisneto, a população não pode ser prejudicada. “Este tipo de paralisação no setor público é contra a sociedade. A população é quem mais sofre com a falta de acesso à Justiça e nós não podemos fazer nada. O serviço público deve funcionar em tempo integral”, reitera.

PROCESSOS - A contadora Fabiana Rodrigues Brandão, da Trilha Contabilidade, lamenta o acúmulo de trabalho. “Estamos com diversos processos paralisados por causa da greve. Entendemos que é um direito da categoria, mas é preciso que cheguem a um acordo”, defende. Ela conta que, apesar de a Secretaria da Fazenda desempenhar o papel de cartório em alguns casos, a exemplo de reconhecimento de firma, a dificuldade em dar prosseguimento aos processos tem trazido prejuízos à empresa. “O cliente nos dá procuração para resolver as questões de seus negócios, mas, nem sempre conseguimos completar o procedimento porque em alguns casos é exigida a presença do proprietário. Outras questões surgem, a exemplo da disponibilidade do cliente em comparecer ao local para resolver a situação”.

Fabiana relata que outro fator complicador é o de a Receita e o Estado emperrar processos em razão de determinados documentos não possuírem um “sinal público que valide a existência do cartório”. Os prazos a serem cumpridos, no entanto, de acordo com a contadora, precisam ser revistos. “Dentro de 15 dias, um dos nossos processos precisa de uma definição que ainda não foi dada em virtude da greve. A empresa está passível de multa. Caso esse prejuízo se configure, uma das saídas é entrar com ação. Em todo caso, antes vamos pedir a prorrogação do prazo ou a não cobrança da multa. É o que podemos fazer”, considera.

ALTERNATIVAS - Negócios, a exemplo de vendas de veículos, de acordo com o advogado Manoel Machado Bisneto, podem ser realizados. Ele orienta que o proprietário do bem elabore contrato de compra e venda, de próprio punho, estabelecendo todas as cláusulas e prazos a fim de se precaver de eventuais responsabilidades civis. “Ao final da greve, o documento recebe uma rubrica judicial para convalidar o negócio jurídico”, ressalta.
Em relação aos prazos estabelecidos por empresas, concursos, entre outros, Bisneto ressalta:

“O próprio TJ expediu decreto suspendendo os limites de tempo. Não tem porque o público ser penalizado em razão de um motivo de força maior, no caso, a greve”. Já para quem precisa do serviço de reconhecimento de firma, deve aguardar o fim da paralisação. “Todos ficam reféns da greve, infelizmente. A depender da relação entre as partes, um acordo pode ser firmado. Em casos de renovação de contrato de aluguel, por exemplo, no qual o reconhecimento é necessário, uma opção é anexar os documentos antigos ao novo contrato, enquanto o impasse na Justiça continua”, explica.

DILMA ESTARÁ NA CONVENÇÃO DE GEDDEL


Engana-se aquele que pensa que a pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, está de clima ruim com o PMDB da Bahia. A pupila do presidente Lula está mais do que confirmada na convenção peemedebista que oficializará a candidatura de Geddel Vieira Lima para governador e toda a sua chapa majoritária. O senador César Borges (PR) aliado dos dois citados confirmou a informação ao Bahia Notícias nesta quinta-feira (27). O evento, marcado para o dia 18 de junho, promete uma mobilização de milhares de peemedebistas de todo o estado, tanto que a diretoria escolheu o parque aquático Wet’n Wild para sediar os festejos

xxxxxxxxxxxxxxx
A partir desta sexta-feira (28), entra em vigor a Lei Complementar 131, chamada de “Lei da Transparência”, que obriga todos os governos estaduais, assembleias legislativas, tribunais de Justiça, câmaras municipais e prefeituras com população acima de 100 mil habitantes a publicar, na internet, as despesas e receitas, em tempo real. A Prefeitura de Salvador correu contra o tempo e lançou o seu portal esta semana, ainda com erros e incompleto, mas que, segundo a assessoria do Executivo, seriam solucionados. A Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e a Câmara Municipal de Salvador já possuíam, voluntariamente, sites com estas características. O Tribunal de Justiça da Bahia, que não depende de repasses voluntários da União, entretanto, deu um péssimo exemplo e não disponibilizou as contas. Entre as 15 cidades baianas que precisam dispor da ferramenta, apenas quatro estão adequadas. A punição para quem não abrir as contas é o corte dos repasses voluntários da União por meio de convênios entre os ministérios, ou por meio de emendas parlamentares. Informações da Tribuna.

xxxxxxxxxxxxxxxxx
O alvará de demolição da Fonte Nova foi entregue pelo prefeito João Henrique ao governador Jaques Wagner nesta quinta-feira (27), e a antiga estrutura deverá ser destruída ainda em junho. A primeira etapa da demolição será no anel inferior do estádio. As outras etapas do processo também precisarão de alvará. Segundo prefeito, foram analisados estudos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros e Ministério do Exército antes da liberação. A primeira etapa de demolição deve levar quatro meses para ficar concluída. A obra toda deve ficar pronta até 2013, a tempo da realização da Copa das Confederações. O novo estádio ocupará uma área de 121.189 m², com lugares para 50 mil pessoas. O custo estimado da construção da nova Fonte Nova é de R$ 591,7 milhões.

xxxxxxxxxxxx
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), em contato com o Bahia Notícias afirmou que o deputado federal ACM Neto (DEM) fica dando “pitaco” em diversos assuntos do cotidiano, mas não conhece a realidade da vida. “ACM Neto nasceu em berço de ouro. Ele nunca pegou ônibus, e, muito menos, foi ao mercado. Também nunca trabalhou em empresa privada. Herdou uma herança, mas graças a Deus com os pais vivos”, disparou. O chefe do Legislativo baiano comentou ainda sobre as críticas do democrata a Otto Alencar (PP), pré-candidato a vice na chapa majoritária do governador da Bahia Jaques Wagner (PT). “Ele critica Otto na imprensa. Mas nos bastidores liga para o ex-conselheiro, como fez há 60 dias, para pedir apoio do prefeito de Jeremoabo”. O gestor de Jeremoabo, João Batista, conhecido popularmente como Tista, é do DEM, mas recentemente deixou de apoiar o partido para declarar adesão à reeleição do governador Jaques Wagner (PT).

xxxxxxxxxxxxxx

Os brasileiros estão acostumados e calejados de políticos que, diante das evidências óbvias e ululantes de uso indevido de dinheiro público, negam peremptória e descaradamente que tenham cometido tais atos. Mas como sempre há uma primeira vez para tudo, o prefeito de Aporá, Ivonei Raimundo dos Santos, surpreendeu e admitiu ao Tribunal de Contas dos Municípios que de fato usou verba do povo para fazer autopromoção indevida. O gestou, então, devolveu ao erário R$ 1 mil que usou para publicar uma propaganda no jornal Tribuna da Bahia no ano passado. A atitude, de tão surpreendente, sensibilizou até mesmo o relator do processo, conselheiro José Alfredo, que decidiu não aplicar penalidade alguma uma visto que o prejuízo foi ressarcido. Já o prefeito de Sento Sé, Ednaldo Barros, não foi tão honesto e acabou condenado pelo TCM a devolver R$ 8 mil à prefeitura e ainda levou uma multa de R$ 800 por motivo semelhante: publicou matérias pagas no jornal Diário da Região em outubro do ano passado.

xxxxxxxxxxxxxxxx


A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, disse que o trabalho que o Brasil realizou via diplomacia para assinar um acordo que faria o Irã não enriquecer mais urânio para fins não-pacíficos deixou o mundo mais perigoso. Segundo ela, isto ocorre exatamente porque Teerã não irá cumprir acerto algum, o que faz com que Brasil e EUA tenham “discordâncias muito sérias” sobre o acordo assinado recentemente. “Achamos que dar tempo ao Irã, permitindo que o Irã evitasse a unidade internacional a respeito de seu programa nuclear, tornou o mundo mais perigoso, e não menos”, declarou no Brookings Institution, em Washington. Para o presidente Lula, as Nações Unidas precisam passar por mudanças para “deixarem de ser sombra distoricia de um passado há muito superado".

xxxxxxxxxxxxxxxxx